domingo, 11 de setembro de 2011

Aula de domingo - 18/09 - Mônica

Aula dos principiantes - Mônica

Tema: Sodoma e Gomorra




1-Versículo para Memorizar: “Todo aquele que permanece em Cristo, não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.” 1 João 3:6
(Líder, deixe bem claro às suas crianças que “cometer” um pecado, é diferente de “viver” pecando. Explique que como os adultos, elas vão cometer pecados, mas se elas se arrependerem, Deus perdoa. Agora alguém que vive pecando, e não se arrepende, é porque ainda não teve um encontro com Jesus, e precisa se converter.)
2- Objetivo: Ensinar as crianças que o pecado que cometemos nos separa de Deus e de tudo aquilo que ele tem para nós.
3- Quebra-Gelo: Pegue uma esponja de tomar banho simples (suje-a um pouco), pegue uma jarra de água e uma bacia. Essa esponja seca e suja era você antes de conhecer Jesus. A sua vida era vazia, marcada somente pela sujeira do pecado. Uma esponja seca é facilmente levada pelo vento. Da mesma forma, você era levado pela opinião das pessoas que não tem temor de Deus! Mas um dia tudo mudou. Você conheceu Jesus (jogar água na esponja) A palavra de Deus entrou na sua vida e o sangue de Jesus lavou você de todo pecado. Você recebeu a vida de Deus! (encharcar a esponja)
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 19:1-30,
5- Mensagem: Nos tempos de Abraão, havia duas cidades chamadas Sodoma e Gomorra. As pessoas que moravam nessas cidades tinham de afastado de Deus, e praticavam coisas erradas. Abraão tinha um sobrinho, seu nome era Ló, e ele morava em Sodoma. Mas diferente de todos os outros habitantes daquela cidade, Ló e sua família eram tementes a Deus e aos seus mandamentos. Mas Deus decidiu destruir aquela cidade! Ele enviou dois anjos, com aparência humana, Ló estava sentado perto do portão de entrada da cidade. Quando viu os anjos, levantou-se e foi recebê-los, e disse: “Senhores estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali.” Eles disseram: “Não; nós vamos passar a noite na praça.” Mas Ló insistiu tanto, que eles aceitaram e foram com ele para a sua casa. Ló mandou preparar um bom jantar e assar pães sem fermento. E os visitantes jantaram. Mas, antes que eles fossem dormir todos os homens de Sodoma, cercaram a casa. Eles chamaram Ló e perguntaram: Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos machucá-los. Ló saiu para falar com os homens: “Não façam nada com esses homens, pois são meus hóspedes.” Mas eles responderam: “Saia da nossa frente!” Os homens de Sodoma se atiraram contra Ló e chegaram perto da porta para arrombá-la. Mas os visitantes pegaram Ló, e o puxaram para dentro da casa, e fecharam a porta. Em seguida os anjos cegaram os homens que estavam do lado de fora e assim não conseguiram encontrar a porta. Então os anjos disseram a Ló: “Arrume-se depressa, pegue a sua mulher e as suas duas filhas e saia daqui, para que vocês não morram quando a cidade for destruída.” Assim que a família de Ló estava em segurança, fora da cidade, um dos anjos disse: “Fujam! E não olhem para trás, se não vocês morrerão! E então Deus fez chover fogo sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. Mas a mulher de Ló olhou para trás e ela foi transformada em uma estátua de sal. E assim Deus limpou para fora o pecado, das cidades de Sodoma e Gomorra. Mas Deus salvou Ló e suas duas filhas.
6-Aplicação: As pessoas das cidades de Sodoma e Gomorra viviam pecando e não queriam se arrepender! E por isso foram destruídas, porque amavam o pecado e não queriam obedecer a Deus. Quando aceitamos Jesus em nossas vidas, não queremos mais pecar, aprendemos que o pecado nos separa de Deus, e não ficamos felizes quando pecamos. Se você quer viver feliz siga ao Senhor, faça a sua vontade, se pecar, peça perdão, fique longe de amigos que não amam a Deus, não participe de coisas que não agradam ao Senhor. Não olhe para trás como a mulher de Ló fez. Ela morreu porque lamentou deixar a cidade, os vizinhos, seus bens materiais, Deus não era Senhor da sua vida. Mas se você ama a Deus de todo o seu coração abandone a sua vida de antes e comece hoje uma nova vida em Cristo, fazendo aquilo que agrada a Ele!
7- Exercício de fixação: Líder escreva palavras boas em pedaços de papel e palavras ruins em outros. Depois dobre e peça para cada criança escolher um papel, se for algo bom, explicar como poderá usar essa palavra, se for mal, como rejeitar em sua vida. Por ex: ajudar, abraçar, orar, amar, igreja. E palavras como: brigar, “ficar”, responder mal, palavrões, “colar”,etc. Aquela que se sair melhor nas respostas é o vencedor.
8-Comunhão/ Encerramento

9-Ilustrações no site:

10- Atividade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.